VII Sapecada do Pinhão

VII Sapecada do Pinhão

13 de junho de 2013
O espetáculo da VII Sapecada do Pinhão, continuou a tarde, com várias atrações, os Standers Temáticos receberam muitas visitas, alem da apreciação da gastronomia.

VII Sapecada do Pinhão

13 de junho de 2013
A VII Sapecada do Pinhão deste ano recebeu inúmeros visitantes. Entre eles destacamos a presença de autoridades que participaram da Abertura Oficial, que aconteceu pela amanhã. Apresentação Artísticas deram um brilho a este momento tão especial para nossa comunidade. A tradicional Sapecada do Pinhão na Grimpa foi realizada no final da manhã e tarde, e a última ao anoitecer, dando oportunidade para que algumas pessoas recordassem desta atividade que presenciaram tantas vezes em sua vida e outros conheceram o que é uma Sapecada de Pinhão na Grimpa.

Culminância de estudo

6 de junho de 2013
Em culminância com os estudos realizado durante O Projeto da VII Sapecada do Pinhão, os alunos da 8ª 01 e a prof. Joseane Salmória realizaram a Sapecada do Pinhão na grimpa, na sede do Clube Aqua Campestre no dia 17/05/13.

Palestra com Orival Gomes e Nelson Calai

5 de junho de 2013
No dia 03/06 (segunda-feira), recebemos a visita do Sr. Orival Gomes e Nelson Calai, que palestraram sobre A Festança do Gaúcho e a Semana Farroupilha, e a importância do tradicionalismo em nosso município. O Sr. Orival mostrou um DVD gravado na última festança do Gaúcho em 2004.  Lamentou as dificuldades de refazer o evento em nossa cidade, pelas dificuldades encontradas, mas com muito orgulho, fez parte da organização de todas as festividades da Semana Farroupilha e Festanças do Gaúcho em nossa cidade.

Palestra com o Sr. Sérgio Silvestrin

5 de junho de 2013
Na terça-feira (28/05), esteve palestrando para algumas turmas o Sr. Sérgio Silvestrin, o qual relatou vários fatos históricos relacionados as atividades esportivas camponovense, entre eles: O futsal era um dos entretenimento mais praticado, depois chegou o voleibol, o atletismo e o futsal. Onde hoje é a Praça Lauro Müler, tinha um campo de futebol, onde realizava-se grandes partidas. A participação do município nos Jogos Abertos, Sobre o Clube Sociedade Recreativa, Duque de Caxias, Criação do JECAM, Jogos Inter-comunitários; O primeiro medalhista dos Jogos Abertos foi o Sr. Erci Dick; Como convidado do Sr. Sérgio Silvestrin, o atleta James Adálcio dos Santos, que representou muito bem o nosso município, sendo destaque em várias competições até mesmo internacionalmente, e este falou da importância da dedicação à prática esportiva.
Ambos palestrantes incentivavam os alunos à praticar esportes e a participarem de eventos nesta área, lembraram também da importância da ligação esportes e estudo.

Programação Oficial da VII Sapecada do Pinhão (07/06)

4 de junho de 2013
Programação
Abertura Oficial – 8h 30 min
  • Composição da Mesa de Autoridades
  • Hino Nacional
  • Apresentação da Fundação Cultural Camponovense
  • Apresentação da Realeza da VII Sapecada do Pinhão
  • Alunos da EEB Cel Gasparino Zorzi e Fundação Cultural Camponovense ensaiados pela prof. Joseane Pedroso
  • Sapecada do Pinhão na Grimpa no Monumento “Gralha Azul”

Reinicio das atividades – 13 h 30 min
  • Apresentação Artística do Centro de Convivência Pe. Quintílio Costini –  Anos Dourados
  • Apresentação Artística da EEB Cel Gasparino Zorzi  dos alunos da 1ª Série ( Dança Gaúcha)
  • Apresentações Artistas da casa
  • Apresentação dos alunos EEB Cel Gasparino Zorzi ensaiados pelo professor André Martinez
  • Apresentação Artistica alunos do 1º 02, 2º 01 e 3º 01, ensaiados pela prof. Joseane Salmória – Rock Soltinho Anos 80
  • Apresentação prof. Darlei e Denner.
  • Apresentação do Grupo de Patinação da EEB Paulo Blasi
  • Apresentação Artistica da Invernada Mirin do CTG Porteira Camponovense
  • Apresentação de Denilson Rodrigues
  • Sapecada do Pinhão na Grimpa

A partir das 18 horas
  • Show – Júlio Hallan e Somália
  • Apresentação Artística da Invernada Juvenil CTG Porteira Camponovense
  • Show – Cesar Heitor
  • Show – Grupo Lenço Branco
  • Show – Jonathan & Rastasaia
  • Show – Banda Johnny Size-Classic Rock’s
  • Sapecada do Pinhão na Grimpa
Obs: Haverá Vendas de: Entrevero, paçoca, pastel de pinhão, brodo e bolo durante todo o dia.

Visita e divulgação

29 de maio de 2013
As representantes da VII Sapecada do Pinhão – Festas e Divertimentos em Campos Novos, estiveram  divulgando o evento na Casa da Cultura nesta terça-feira(28/05), na Reunião Administrativa da Secretaria de Estado do Planejamento, com os servidores da 8ª SDR.  Entre os presentes: Luiz Antonio Zanchett (Secretário de Estado da 8ª SDR), Túlio Tavares Santos(Secretário de Estado Adjunto do Planejamento), Norton Bopré(Diretor de Planejamento).


Palestra com a Srª Eloíza Baggio

29 de maio de 2013
Nesta segunda-feira(27/05), recebemos para palestrar a Srª Luíza Baggio, que falou às turmas sobre diversos temas, nas sua fala disse: “- O Clube Camponovense foi fundado em 1954, o Clube 7 de Setembro em 1965, este era mais voltado aos esportes da época, o Clube Aqua Campestre em 1976, mais voltado ao lazer. Os carnavais eram famosos em nossa cidade, realizados em 4 noites, duas em cada clube, desfilavam fantasias de luxo e originalidade, nos antigos bailes de carnavais haviam Os Mascarados (Eram foliões que ficavam com máscaras durante as 4 noites e apenas na última subiam ao palco e se apresentavam). O carnaval infantil eram dois dias, no domingo e na terça, um dia em cada clube. O Baile de Debutantes, muito aguardado acontecia no Clube Camponovense, as meninas em seus vestidos brancos eram apresentadas a sociedade pelos seus familiares; O Baile da Prenda Jovem, tinha o mesmo Cerimonial que o Baile Branco, porem vestiam-se com trajes tradicionalistas; O Baile do Soja, realizado no Salão Paroquial usando trajes patrocinado pelas lojas e  empresas locais, representando os principais produtos agrícolas  do município; As Festas Juninas eram animadas pelo grande casamento caipira onde os trajes dos participantes eram as atrações. Um divertimento de grande participação da comunidade eram as gincanas; o restaurante Girassol foi o primeiro  de nossa cidade, (onde hoje localiza-se a Panificadora Bawaria); D. Ramon Garcia na década de 1940 trouxe o primeiro cinema, que funcionava em um barracão de madeira, nas proximidades da Igreja Matriz,  mais tarde em um prédio próprio, onde hoje é a BK Modas, funcionava nas quartas, sábados e domingos(os filmes da época, Tico-Tico no Fubá,  Quo Vadis, Tom  e  Jerry); FECAM(Festival Camponovense da Canção), muitos acadêmicos hospedavam os participantes em suas casas; As domingueiras eram as matinés que aconteciam aos domingos das 15 hs as 18 hs, os rapazes usavam ternos e as moças vestidos elegantes, surgiram os rodeios, os grupos de dança, as touradas, os churrascos ao ar livre, e a Semana Farroupilha”.
Em meio a relatos históricos a palestrante presenteou nossos educandos com riquíssimas informações.

Palestra com Sr. Gilson Lopes

24 de maio de 2013
Nesta quarta-feira(22/05), nossos alunos receberam o Sr. Gilson Lopes que na sua fala recordou os carnavais camponovense: ” Campos Novos teve sua época de glória nos anos de 1996 a 2000, com o “CARNAVAL DE SALÃO” mais organizado e disputado da região, com disputas acirradas pela criação de enredos, vestimentas, musicas e fantasias destaques que não ficavam atras de nenhuma fantasia de luxo das escolas de Samba que vemos na TV. Haviam vários blocos (Reverso, Evangelitro, Mania, The Mentes, Anarquia, Cambio Livre, Coperhiper, Proibido Parar e Kaiser. A maior disputa e o maior carnaval de salão aconteceu no ano de 1997. Com 8 Blocos e com cerca de 4 mil pessoas nas 4 noites. Cada bloco tinha que escolher um enredo e em cima deste criar a musica, a roupa de seus integrantes, uma fantasia de luxo e originalidade. Para que todos pudessem participar da coreografia o numero era limitado, de 80 a 100 integrantes. A cidade inteira esperava e saia nas ruas na noite de sábado para ver as roupas de cada bloco. Todas as decisões sobre o carnaval eram tomas em conjunto com as diretorias dos clubes Sete de Setembro e Camponovense. O Carnaval era realizado uma noite em cada clube, assim como o carnaval infantil, que no domingo era em um clube e na terça em outro. Havia concurso de fantasias para as crianças. Participavam pessoas de todas as idades”.
Lembrou que outros entretenimentos foram criados: Bar Drinks & Cia – onde hoje fica a Express – , A Danceteria Sub Solo – Embaixo das lojas Magrão-, O Bar Brutos e Brotos – Piso superior das Lojas Magrão – A Danceteria Unidade Nuclear – Onde fica o Juruna -, A DNA –  Bairro Nossa Senhora de Lourdes, ficou também com o apelido de DNALHO porque no local era um depósito de alho.
Gilson Lopes disse ainda que hoje as festas estão mudando, o estilo do carnaval mudou mas a necessidade da juventude por diversão e entretenimento continua a mesma.

Confira nossos shows!!

23 de maio de 2013

Sua presença é muito importante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira de Matemática - Fase Municipal

Arte Efêmera

CISTERNA – CAPTAÇÃO E REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA