DIA DO GAÚCHO


               A Escola de Educação Básica Coronel Gasparino Zorzi realizou neste dia vinte e três de setembro de 2015 uma homenagem ao tradicionalismo e ao dia do gaúcho com o projeto tradicionalista: “l Conto e Danças gauchescas” Atividade idealizada pelo professor João Roberto Teixeira e Direção da unidade escolar.
              O evento objetivou destacar a importância da cultura gaúcha e despertar nos alunos o amor pelas tradições e valores desta terra camponovense.
    Participaram as turmas dos oitavos e nonos anos do Ensino Fundamental, também do primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio, sendo que cada sala apresentou uma dança tradicionalista e seu respectivo histórico, além de um “causo” (conto gauchesco). Os alunos foram assessorados por seus professores regentes e equipe pedagógica da instituição.
    Além destes abrilhantaram o evento contando “causos” os senhores Antonio Rosa, Leonel Fagundes e o professor Darlei Pelentir. Também esteve presente declarando poesias o senhor Harielto. Ensaiando algumas das danças apresentadas estava o professor Adriano Fernandes, tocando e cantando para o deleite de todos, fizeram-se presentes: Alessandra da Viola, o musico João Varela e os idosos do Centro de Convivência: senhoras Malvina e Zilda e o Senhor Firmino.
    Este primeiro encontro atendeu as expectativas e abriu caminhos para os próximos que virão. O coordenador e a direção da escola agradecem a todos os envolvidos pela participação, colaboração e empenho. Alberto Cumus escreveu sobre a importância de se preservar a cultura: “Sem a cultura e a liberdade que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda criação é um dom para o futuro.”

Agradecemos o Sr. Benito Zandoná e Esposa, e em seus nomes agradecemos as demais pessoas envolvidas que engajadas garantiram o sucesso do evento.






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira de Matemática - Fase Municipal

Arte Efêmera

CISTERNA – CAPTAÇÃO E REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA